LIMITES
Se seu filho estiver brincando na piscina de bolinhas e começar a atirar as bolinhas nas outras crianças, tire-o de lá. Sente-se com ele, mostre as outras crianças se divertindo e explique que ele poderá voltar lá quando se sentir pronto para brincar sem machucá-las.
Não espere que ele repita pela terceira vez para que você tome uma atitude.
Evite "raciocinar" com seu filho usando perguntas como: "Como você se sentiria se outra criança jogasse uma bola em você?". Mas elas entendem direitinho quando uma atitude gera consequências negativas.
Mantenha a calma , gritar, bater ou dizer ao seu filho que ele é "feio" não o fará mudar de atitude -- ele deve aprender a controlar sua raiva, o primeiro passo é ver os adultos que usa como modelo e nesse caso o exemplo é você.
É um bom começo para nos educarmos. Não podemos nos esquecer que somos espelhos e que as crianças não perdem nada, por isso temos sempre que dar bons exemplos.
Com a Marina costumamos conversar bastante mesmo quando ela não está fazendo nenhuma bagunça, sempre falamos de um bom comportamento, de como é bonito as crianças que não fazem manha ou de como é importante ouvir os pais e respeitar o que os mais velhos dizem.
Elogio quando faz algo bom, quando tem bons comportamentos e vejo alguma atitude dela que me desagrada, olho em seus olhinhos e pergunto se ela gostaria que eu tomasse a atitude de tira-la da brincadeira, ela me responde que não, então eu peço que ela não continue, porque caso contrário ficará sem brincar e tem funcionado.
É lindo de se ver, mesmo sendo uma bronca, é uma gracinha ver ela responder, e voltar com uma atitude diferente.
Admiro muito minha cria e babo demais quando vejo que sendo tão pequenininha ela entende e interage conosco.
Boa sorte a todos vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário