domingo, 31 de julho de 2011

O PRAZER DA LEITURA



Oi amigas.
Hoje eu consegui aquele tempinho que prometi à vocês e que eu queria tanto para poder contar um pouco do desenvolvimento da Marina com 1 ano e 10 meses.
Vou começar contando o seu amor pelos livros e o que fazemos para que mais do que hoje Marina continue gostando sempre deste brincar que será tão importante na sua vida.
Marina tem acesso à leitura desde muito pequenina.
Desde sempre canto para ela, e entre as músicas que gostava de cantar incluía as músicas das trilhas sonoras de alguns clássicos da Disney e de tantas outras que conheço.
Em seus mesversários de 7, 9 e 10 meses à presenteei com livros de textura, de animais, de banho. Inclusive com este último ela brinca desde muito cedo, pois nele pode babar... kkkkkk... e quem acaba se divertindo é a gente, né?
Com 1 ano e quase 11 meses manusear seus livros, mostrar os personagens e dizer seus nomes, imitar os sons dos animais é uma das coisas que ela adora fazer!
Marina se entretêm muito facilmente com qualquer livro, mas os que ela mais gosta são os de desenhos bem definidos e de cores vibrantes.

Se aproxime mais do seu filho - Para bebês e crianças pequenas, a leitura além de ser um mundo cheio de novidades, figuras e fantasiasa... é um excelente momento para que seu filho curta ainda mais sua companhia e toda a atenção que você está lhe dando.

Estabeleça uma rotina - Hoje não temos uma rotina estabelecida para a leitura, com tantos acontecimentos, e cada hora uma coisa diferente, mas é muito importante que se estabeleça uma rotina para a leitura. Por esse motivo muitas famílias adotam o horário antes de sono para a leitura, mas devemos nos lembrar que pode e deve ocorrer em várias outras ocasiões durante o dia.

Escolha livros apropriados - Para momentos diferentes nada como modelos diferentes de livros. Há vários tipos de livros, eles podem ser, livros-dobraduras (aqueles em que o desenho "salta" do livro quando se viram as páginas), livros à prova d'água, para a hora do banho, livros de pano e livros de páginas duras e resistentes, o que acaba auxiliando quando seu filho quer virar as páginas ou manejar o livro.
Crianças com idades próximas de 2 anos adoram historinhas acompanhadas de desenhos bem definidos e de cores vibrantes. Quando ocorre de um livro ter tudo isso, mas a história é mal escrita, ou sem sentido, conte uma história de sua própria invenção, coloque mais palavras do que as existentes no livro, para que ele possa aumentar e enriquecer seu vocabulário que ainda é tão pequeno.

De novo!? - Tenha paciência mesmo que você tenha lido "João e Maria" milhares de vezes, pois a repetição faz parte deste período entre 1 ano e meio e 2anos.
Marina faz isso quando cantamos para ela e hoje em dia ela canta junto com a gente, junto com o clipe ou até mesmo antes do clipe começar a tocar...pode?
Daqui a pouco seu bebê estará contando a história junto contigo, porque aprendeu cada detalhe enquanto você repetia para ele inúmeras vezes.
Não se intimide, conte cada história com emoção, com cânticos, com suspiros... ele vai adorar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário