sábado, 18 de junho de 2011

11 de junho - mêsversário 1 ano e 9 meses

Mais um mêsversário da Marininha!
Parabéns meu amor esse mês ela completou 1 ano e 9 meses, está tão sapeca, levada da breca......hahahahaha.
Mas é verdade, Marina está de arrepiar os cabelos.
Sobe em tudo, abre todas as gavetas, tira as coisas do lugar e tudo na maior surdina.
Quando tudo está em silêncio pode correr porque algo ela está aprontando.
Quer lavar a louça, põe a cadeira perto da pia para alcançar, é o maior barato. E  ás vezes damos uma colher ou um pote plático para que ela fique esfregando com a bucha, para que ela possa curtir essa fase. Porque também se a gente tira toda hora ela de perto como se divertir????
Anda mais conhecida como TAGARELA, como ela fala, fala até pelos cotovelos.
Ela já diz: Qué água, o pum do papai, qué bala, qué bolo, lua, boleta (borboleta), vovó Bela, Maina (Nom dela), Cacá (mamãe), O kaká (Kauãn), a mi (é meu) ou (dá pra mim), é a Lulu (Luanda, amiguinha da escola), Bibi (Bianca), inclusive ela já sabe o nome de todos os amiguinhos da escola e os chama carinhosamente, Mi (Michele, tia da escola), Lia (Lydia, tia da escola), o nome de algumas tias ela também já sabe.
É uma menina muito sabida.
Tem falado bastante, só gravando!
Adora brinca de casinha, adora bonecas, troca suas fraldas, dá o papá, faz comidinha na panelinha, e esses dias pegamos ela brincando com a fechadura de um dos armários da sala da escola, ela sempre faz de conta que é uma torneira, e é muito engraçado. Ela pega uma xícarazinha, coloca em baixo e depois vem nos servir como se fosse sei lá, água, chá, café.... hahahahahahahahaha.... eta mãe babona!
Outra coisa que tenho notado, a Marina tem medo de algumas coisas, do escuro por exemplo.
Mas sempre que ela parece amedrontada, pego em sua mão, pergunto porque ela está com medo, e tento fazer com que ela se sinta segura.

DESENVOLVIMENTO 1 A 9 MESES
Novos medos
A imaginação do seu filho está cada vez mais ativa, e pode dar origem a novos medos. Alguns bem comuns são o medo de água e de insetos. Por mais que seu instinto seja dizer "Não precisa ter medo", evite menosprezar o que a criança está sentindo.


Mostre que entende, dizendo algo como: "Sei que você não gosta desses bichinhos, mas até que este aqui não é tão assustador. Olha só como ele é engraçado!". Se o problema é a água do mar ou da piscina, incentive a criança a só molhar os pés, mas não force.

E, claro, disfarce ao máximo na frente dele se você tiver aflição de insetos também!
Um dos jeitos de a criança se sentir segura é seguir uma rotina fixa, com hora mais ou menos certa para comer e dormir. Os rituais noturnos funcionam para amenizar a resistência dele na hora de ir para a cama.

Alguém viu um macaco?

Agora que seu filho já anda, ele quer testar novas habilidades. Trepar em qualquer coisa é superlegal, porque o faz se sentir mais alto. Há crianças que são incríveis escaladoras, quase alpinistas. Para canalizar essa energia toda, procure parquinhos seguros, de forma que ele possa explorar os novos movimentos com menos risco de se machucar numa queda.
Se encontrar uma mureta baixa, dê a mão ao seu filho e o deixe se equilibrar. Ele vai adorar a brincadeira, e vai fazer você cansar de ir e voltar.

Aposentadoria para a mamadeira

Você já pode começar a pensar em trocar a mamadeira pelo copo, pelo menos nas bebidas durante o dia. A mamadeira mais difícil de largar é a da hora de dormir, por isso pode deixá-la por último. O ideal, no entanto, é que você consiga escovar os dentes da criança depois da mamadeira da noite.
Não é tarefa fácil, porque muitas crianças são dependentes da mamadeira para dormir. Mas tenha isso como sua meta para algum momento no futuro. Talvez você possa fazer mudanças no ritual da hora de dormir para incluir a escovação.

Mais confortável longe dos pais

Talvez você tenha notado que seu filho está um pouco mais acostumado a ficar longe dos pais. Pode ser que ele consiga passar um tempo perto do vovô, conversando. O desenvolvimento da fala ajuda muito nesse processo. Sabendo se expressar, a criança se sente mais dona da situação.
Mas ela ainda exige muito sua atenção e seu carinho. Caso ela seja muito grudada em você, dá para fazer uma brincadeira. Explique que vai sair do quarto por um minuto e marque o minuto no relógio. Então volte (fazendo festa!). Vá aumentando o tempo aos poucos, até que ela tenha a certeza de que você sempre volta.
Se você mostrar fotos de parentes, seu filho vai reconhecê-los, e alguns conseguirão até dizer o nome deles. Também já sabe se reconhecer numa foto recente.
Mais ou menos nesta idade, as crianças também começam a se referir a si próprias, usando o pronome "eu" ou o nome delas.
Ele ainda só quer saber de falar não? Procure reformular o jeito de dizer as coisas. Em vez de dizer: "Vamos comer este macarrão gostoso?" (um convite ao "não"!), diga: "Olha só, está na hora de comer o macarrão gostoso!".

Atento a todos os detalhes

Seu filho já sabe identificar várias partes do corpo (pergunte a ele "cadê a barriga?" e ele vai mostrar) e dizer o nome de algumas. A novidade é que agora pode ser que ele consiga mostrar as partes do corpo de uma boneca, por exemplo.
Se algumas crianças morrem de medo de insetos e outros bichinhos, há aquelas que ficam fascinadas por eles (não se surpreenda se seu filho tentar comer um tatu-bola). Um dos motivos é que agora a criança já tem coordenação motora suficiente para se abaixar e pegar objetos bem pequenos.
A paciência para olhar um livrinho está aumentando. Aproveite e brinque com seu filho, pedindo a ele que ache na página um desenho pequeno, como uma borboleta. Vá dizendo o nome das coisas, principalmente os objetos do dia-a-dia e as partes do corpo, coisas que atraem bastante o interesse nesta fase.
Musiquinhas com movimentos de mão associados (como a da "Dona Aranha" ou o "Tra-la") também vão agradar ao seu filho, e ele pode até começar a imitar você.

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