domingo, 31 de julho de 2011

VOCABULÁRIO E LINGUAGEM...

Marina é uma menina tagarela, como já disse em algumas postagens anteriores, mas será que ela está dentro do quadro esperado para o desenvolvimento das crianças da sua idade?
Andei pesquisando...
E a resposta é... SIM!
O vocabulário de uma criança desta idade é em cerca de 20 palavras e ás vezes consegue combinar algumas formulando perguntas e comentários.
Marina diz seu próprio nome (Manina), diz o nome da mamãe (inclusive me chama de Cacá), diz papai, vovó, vovô, vovó Lu, tia, as meninas que trabalham na sua sala ela sabe o nome de todas, Lydia (Lia), Gislaine (Gi), Roseli (Ô), Soninha (Choinha), Yara (Yala), Michele (Pipa) e é o que achamos mais engraçado, primeiro porque não tem nada a ver com o nome dela e depois porque por mais que tentamos ensiná-la ela até acaba falando algo mais parecido com Michele, mas na hora do aperto ela sai correndo e grita Pipa... e caimos na risada, por mais que falemos será sempre Pipa kkkkkkk...
Jujú (Dudú), Renata (Enata), Gabriel (Ia) sempre foi assim, também não entendemos a ligação, mas o Ia, será sempre o Ia...kkkkkk... adoramos a forma como ela o chama.
Chama também alguns animais pelos nome outros imitanto sons boi, vaca, mial, au-au, caco (Macaco), cocó (Galinha), coeio (coelho), mé (ovelha), ronc ronc (porco)...
Sem contar as músicas que às vezes ela começa a cantar antes da música, só com o som de seu início, gente, quase morremos de tanta alegria e surpresa quando ela faz isso.
Sabe dizer quando quer, quando não quer e também quando quer mais.
Pede a Pety (chupeta), e às vezes reproduz a nossa fala dizendo "Dá a pety dela" -  achamos super engraçado...
Chama até nossa atençao dizendo "Óia", e quer mostrar algo - "Óia aqui ó".
E acompanha quase todas as musiquinhas que conhece.
Diz "licença" para passar quando não consegue, oi, tchau, um, dois, teis (três)... e tantas outras que agora me foge a memória.
Descobrimos isso brincando 1,2,3 e JÁ...e a levantamos do chão, ela adora essa brincadeira e quando quer brincar ela diz os números e já e dá um pulo.. Gostamos de observá-la. 
Cada salto em seu desenvolvimento, a cada descoberta ficamos irradiante e felizes!

Um comentário:

  1. é otimo essa fase,curti muito,hj em dia meufilhote com 2 anos e 9 meses fala tudo praticamente correto ja que sempre ensinamos da maneira correta quando ele começava a falar ja ensinavamos nao é assim é assim,no entanto ele ainda tem dificuldade om algumas palavras ex pipoco picoca,animal alimal,mas sempre que ele fala corrigimos na hora,para ele tentar aprender..mas é muito boa essaa fase curti muitoo..beijinhos

    ResponderExcluir