terça-feira, 16 de agosto de 2011

Desenvolvimnto da linguagem

Montando Frases.
Crianças de quase 2 anos costumam obedecer ordens simples como "Venha aqui para eu botar o seu tênis" ou "Pega o copinho para a mamãe". Elas falam cerca de duas dúzias de palavras de forma mais clara e muitas outras ainda não tão fáceis de entender -- e por isso nem soam como palavras de verdade. Mas logo logo o vocabulário vai crescer tanto que você nem vai mais conseguir lembrar de todas as gracinhas que ele diz.
Seu filho pode dizer frases curtas como "Cabô mamá" ou "Qué papá" e responder a perguntas como "Qual é o seu nome?" e "Como é que o cachorrinho faz?". Você já não terá mais que adivinhar tanto o motivo dos choros, porque ele aprendeu a utilizar as palavras (mesmo as que inventou ou "adaptou") para expressar sentimentos e sensações.
Outro conceito que começa a ser entendido é o de opostos, como pequeno e grande ou pouco e muito. Aproveite para mostrar figuras e ilustrações em livros, porque a leitura é uma das melhores formas de aprimorar a linguagem. Procure histórias em que haja vários objetos, tanto familiares como outros mais novos. Ao ler, faça uma pausa de vez em quando e pergunte algumas coisas sobre o livro ("O que o gatinho está fazendo? "Cadê o menino?"). (Baby Center)

OBSERVAÇÕES:

Marina anda nos pegando de surpresa.
O papagaio foi embora, antes Marina repetia tudo o que falávamos, era só abrir a boca e daqui a pouco estava ela falando de novo.
Agora não, Marina vem com palavras novas, dá continuidade ao que falamos, se perguntamos ela responde, adora contar em voz alta e faz isso por brincadeira, um dia desses contou até 6 em sequência.
Diz não quero, quero mais, licença (quando quer passar e não consegue), qué pety (Pety é a chupeta), fez xixi, fez coco, chama os coleguinhas pelo nome (incrível gente, sai até apronuncia do R, se é Pedro, por exemplo), pedi para ir ao Paque é assim que ela diz (já sabe pedir para ir ao parquinho, estou perdida..kkkk..), sabe o nome das pessoas da família (e olha que a família é grande).

É tão bom ter esse espaço para registrar momentos de Marina e todo o seu desenvolvimento.
Quando a crianças cresce olhamos e dizemos, nossa ela consegue fazer tudo isso, como foi mesmo que aconteceu???
Aí voltamos aqui no nosso registro e desscubrimos passo a passo....kkkkk.... ai genthem eles poderiam crescer um pouquinho mais devagar, né?
Como eles crescem rápido!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário